Terminou no dia 04 de fevereiro, a instrução para a habilitação no uso do “fuzil” da IMBEL MD97 para o GIRO (Grupo e Intervenção Rápida e Ostensiva) da PMGO.
Perceba que quando me refiro ao MD97 como fuzil coloco entre aspas. Isso porque ele na verdade não é um fuzil, mas sim uma carabina. Todas as armas que possuem o regime de tiro automático (rajada), quando são enviadas para as Polícias Militares (PPMM) para serem usadas na lida operacional, são convertidas para o sistema semiautomático. Apenas as Forças Armadas, teoricamente, são autorizadas a utilizarem armas de fogo com regime automático.
Pelo fato de não possuir o regime de tiro automático e também pelo tamanho do cano ser menor do que o dos fuzis e ainda por serem mais compactos, o MD97 que as PPMM trabalham não é um fuzil de assalto, mas sim uma carabina, mesmo calçando a munição 5,56x45mm ou .223 Remington.
Infelizmente o Exército Brasileiros ainda controla as armas que as PPMM usam, restringindo bastante as nossas escolhas. Não podemos sequer escolher a marca da arma para trabalharmos. Os únicos fabricantes de armas nacionais são a TAURUS e a IMBEL. Ruim e menos ruim respectivamente, por isso trabalho com a pistola menos ruim, uma IMBEL .40.
Utilizamos também na instrução “fuzis” XM15 Bushmater e “inconscientemente” os PPMM sempre escolhiam o XM15 para atirar, mesmo tendo a falsa fama de serem descartáveis
.
Como de costume o MD97 deixou à desejar, proporcionando um show de panes. Até ao ponto dos parafusos do zarelho do cano se soltarem e as bandoleiras saírem, fazendo que a a arma caísse ao chão. O mesmo não aconteceu com o XM15, que funcionou normalmente.
Antes da instrução os PPMM fizeram a manutenção do armamento.
Junto com o Capitão Joneval começamos a instrução com disparos de assimilação a 15 metros, fazendo exercícios de recarga emergencial. Após, fizemos tiro com empunhadura fraca e exercícios de manejo e então passamos para os disparos em Tiro Duplo a 25 metros, que é o tipo de tiro usados pelas forças policiais. Decidimos por essa distâncias para os disparos considerando o tipo de serviço que o GIRO realiza nas ruas da Capital Goiana.
O GIRO é um grupamento de policiamento especializado, que trabalha com armamento diferenciado, treinamento específico para a missão de alto risco, conduzindo motos modelos ON-OFF ROAD de 660cc, com o objetivo de combater os crimes cometidos com o uso de motocicleta. O GIRO da PMGO foi o primeiro no país e fazer um policiamento de auto risco em motocicletas.
Várias PPMM de todos os Brasil já se habilitaram em nossos curso de especialização e, inspirando-se em nossa modalidade de policiamento, fizeram grupamentos semelhantes. Alguns possuem inclusive o mesmo nome, GIRO. Atualmente tenho o prazer de ser o Subcomandante desta tão renomada unidade especializada.
O GIRO era uma companhia do BPMChoque da PMGO, mas com o sucesso de policiamento de auto risco realizado pelo Grupamento surgiu a necessidade de sua emancipação. Hoje o GIRO é uma Companhia Independente. Na foto vemos uma equipe patrulhando, ainda com o uniforme camuflado urbano, característico do BPMChoque.
Fizemos também os exercício de tiro em movimento. Tento em minhas instruções, procedê-las de forma a se aproximarem o máximo possível da realidade. O tiro em movimento é algo que pode possivelmente acontecer em confrontos armados e é um tipo de tiro muito difícil de se operar, exigindo para seu êxito um deslocamento muito estável e, dependendo da distância, uma visada contínua pelo aparelho de visada (mira).
Passada a parte inicial, partimos para a habilitação propriamente dita. Um exercício com atiradores na Posição Torre, usando Tiro Duplo e uma recarga obrigatória. A habilitação é conseguida com o aproveitamento mínimo dos disparos e critérios pré definidos como, dedo fora do gatilho, resolução de panes, normas de segurança, controle do cano, acertos dos disparos, procedimentos de recarga e manejo, dentre outros que são observados e apontados em uma súmula de tiro. Esse procedimento acaba com a velha subjetividade das provas de tiro. Ao final os alunos, se concordarem, assinam a Súmula de Tiro.
Nesse vídeo temos os instrutores fazendo a demonstração do exercício:
Após os devidos esclarecimentos passamos para a prova de habilitação. Como a frente podemos ver.
Esse foi apenas mais um treinamento dos diversos que um grupo especializado como o GIRO precisa ter. Socorrismo, pilotagem de alto risco, noções de mecânica, adentramento e progressão tática e vários outros.
Se você gostou do conteúdo, compartilhe com seu irmão de armas e inscreva-se no Blog para receber em primeira mão nossas publicações.
TKS DOBRADO!
Major Bruno.
fev 16, 2013 @ 05:01:47
Capitão, você poderia fazer um post especial comentando a nova portaria do Exercito, que autoriza agora os calibres .357 mag e .45 ACP para uso pessoal do policial militar.
Imagino, que o senhor deva ter inclusive alguma preferencia pelo .45 ACP da IMBEL. Mas tenho pensando que um revolver .357 compacto talvez seja uma boa opção pra se portar na rua, fora de serviço, pela relação potencia x capacidade de dissimulação. O que acha?
Abs.
CurtirCurtir
fev 17, 2013 @ 22:54:55
Eu tenho inclusive a POrtaria. Mas ainda não podemos comprar, pois precisa de um trâmite adm do EB.
Quanto ao outro tema, prefiro .40 do que 45 ou .357 e pistola do que revolver.
Mas é um assunto bom para fazer uma publicação.
TKS
CurtirCurtir
dez 29, 2015 @ 02:57:55
Tambem acredito que os melhores calibres para defesa pessoal sao .40 em pistola e .357 para revolver. Alto stopping power e boa quantidade de municao na arma. E uma pena uma lei estupida nao permitir para o civil.
CurtirCurtir
mar 07, 2013 @ 02:12:03
treinamento muito punk.
CurtirCurtir
mar 25, 2013 @ 13:53:25
TKS!!!
CurtirCurtir
abr 02, 2013 @ 23:26:15
TKS DOBRADO!! Compartilha.
CurtirCurtir
jun 25, 2013 @ 21:46:12
sempre fui apaixonada por essa profissão.acho o maximo..
CurtirCurtir
jun 27, 2013 @ 19:29:34
TKS DOBRADO!!
CurtirCurtir
out 07, 2013 @ 21:07:02
nov 21, 2013 @ 23:55:03
Olha o Sgt Moreira, Sd Orlando…eh turma boa.
CurtirCurtir
fev 18, 2014 @ 13:45:52
Parabéns pela publicação meu querido, esclareceu muita coisa pra min, não sabia que o Exercito controlava o uso de armas, até mesmo por vcs da Giro, é um ABSURDO isso, EU acho. Infelizmente certas coisas tem que mudar para que vcs possam exercer de uma maneira melhor a segurança pública.
Me orgulho da GIRO, ROTAM e outros Grupos que fazem treinamento diferenciado, vcs merecem o nosso respeito!
Infelizmente a uma escória que ainda insistem em queimar a policia em geral, mas como vi aqui no seu blog, os bons sempre se sobre saem!
Curti a Fan Page e como gosto de armas, exercito, guerras, enfim, coisas militares em geral, vou acompanhar sempre agora, ver uma matéria escrita por quem vive a realidade são outros 500.
Um abraço, sorte e tudo de bom!
CurtirCurtir
mar 10, 2014 @ 18:06:35
Muito obrigado amigo. Sim, ainda temos que submeter nossas comprar à aprovação do Exército.
TKS
CurtirCurtir