Mesmo que o nome conhecido seja “SINALIZAÇÃO TÁTICA”, os sinais que a frente iremos mostrar não é exclusividade dos times táticos ou dos grupos de operações especiais. As tropas convencionais também devem usar os sinais de comunicação em seu trabalho rotineiro em situações em que não podemos usar o rádio comunicador, o aparelho celular ou simplesmente não podem falar.

Em certas situações o controle e a disciplina do uso de luz e som em um ambiente pode representar o sucesso ou o fracasso de uma missão ou até mesmo o acontecimento do infeliz resultado morte. Quando sua equipe não pode ser localizada ou mesmo a sua posição não pode ser conhecida, obrigatoriamente a sinalização tática deve ser usada.

Esse recurso, pouco usado nas forças policiais brasileiras, são amplamente difundidos, ensinados e usados nas policias de outros países, principalmente nos EUA e reforçando o que já foi dito, não só grupos especiais podem usá-lo, inclusive os sinais táticos são usados pelas Forças Armadas brasileira, em seus grupos especiais.

A comunicação através de sinais deve ser CLARA, CONCISA e EXAGERADA, levando-se em consideração a luminosidade do ambiente, à distância ou o nível de ruídos do local que estivermos atuando. Por exemplo: em uma troca de tiros ou em um galpão onde várias máquinas estejam sendo utilizadas ou quando usamos capacete balístico ou máscaras de gás, que dificultam a gesticulação pequena ou não exagerada.

Esse vídeo, além de mostrar os sinais mais básicos, exibe bem a contagem tática. Perceba que podemos expressar os números de 1 a 10 com apenas uma mão.

Quando formos usar sinais de comunicação não devemos voltar nossa atenção para a pessoa com a qual desejamos nos comunicar. O olhar, a atenção e parte frontal do corpo – sempre que possível, devem estar voltadas para a direção de nosso agressor ou para o local onde se deseja progredir.

Esses sinais por exemplo são usados pelo exército britânico:

Vários desses sinais são usados por jogadores de Paintball durante seus jogos, mas todos são iguais aos sinais táticos usados pelas forças policiais ou se baseiam nesses.

 Esse vídeo é realmente uma aula sobre sinais táticos, infelizmente está em inglês – assim como a maioria do material relacionados a assuntos táticos. É um pouco longo mas vale a pena ver.

A sinalização tática também é usada em operações de choque por tropas especializadas, agilizando e dinamizando as ações e formações da tropa. Todos os comandos são realizados principalmente por gestos feitos com as mãos.

Nada impede que você crie com o seu time tático novos sinais ou adapte os já existentes a realidade que você trabalha. O importante é que eles atendam as suas necessidades, que sejam simples e que sejam facilmente compreensíveis pelo receptor do sinal.

É isso amigos, se gostarem é só clicar em GOSTEI. Pra melhorar podem clicar em SEGUIR!!!

 Muito Obrigado!!!